Não Descarte Os Conhecimentos Adquiridos Dentro Do Tatame

Não Descarte Os Conhecimentos Adquiridos Dentro Do Tatame

Todos os dias chegamos para treinar e é sempre aquela mesma história, aquecimento, posição e a hora sagrada, os rolas! Algumas pessoas acham que o aquecimento e posições são partes mais chatas e por isso não dão a importância devida para esses momentos do treino.

É óbvio que a melhor parte e mais esperada do treino são os rolas, isso é uma unanimidade! Contudo as outras partes também são importantes, principalmente quando se trata de conhecimento de posições.

Conhecendo uma nova posição

Ao ser apresentado á uma nova técnica o praticante, sem ao menos executar uma única vez já   logo cria um rótulo, “ essa posição funciona!”, “ essa se encaixa no meu jogo!”, “ essa só serve para os magrinhos”, “essa posição não funciona para ninguém”, “essa posição é uma marretagem!”, etc...

Sim, independente da faixa ou do peso do praticante, a maioria dos praticantes pensa dessa forma... Na hora do treino, executa a posição somente para constar diante do seu professor, mas sem se atentar aos detalhes e a executa de qualquer forma, logo em seguida descartando a mesma.

A busca pelo conhecimento

Ao conhecer uma posição nova, não se deve criar rótulos referente á mesma e sim testes e adaptações. Quando conhecemos uma nova posição temos a oportunidade de integrar novos ataques ao nosso jogo e muitas vezes surpreender nosso adversários.

Por isso devemos nos atentar aos mínimos detalhes desta posição e refletir, estudar, analisar, praticar e testar a posição durante os treinos, somente depois de todo esse processo veremos se ela se enquadra, necessita de adaptações ou definitivamente não se encaixa no nosso estilo de luta.

Sempre que aprender uma nova posição na academia insista até executá-la no treino, pois treinos são feitos para você se arriscar, e sair da zona de conforto, se você vai a academia e só faz as mesmas posições você estará reduzindo sua evolução, e se manterá estagnado, sempre fazendo as mesmas coisas.

Não se limite somente ao conhecimento adquirido nos treinos, veja lutas, vá a campeonatos,  veja novas posições na internet, converse com os mais graduados sobre posições e busque sempre ampliar seu horizonte em relação á infinidade de técnicas que o Jiu Jitsu nos disponibiliza.

Veja essa transição de Leonardo Sagioro da meia guarda para as costas!

 

O que fazer quando identificar que definitivamente aquela posição não funciona para você?

Após testar, estudar a posição, tentar aplica-la, tentar adapta-la eu vi que posição não funciona pra mim, o que eu devo fazer? Criar o rotulo de que essa posição é péssima e não funciona? Esquecer a posição e nunca mais estudá-la?

A resposta para essas pergunta é NÃO!

Não é porque esta posição não se incorporou ao seu Jiu Jitsu que ela simplesmente não presta, muitas vezes simplesmente o sue estilo de jiu jitsu não se adaptou á esta posição e por isso você não vai aplica-la. Contudo, deve conhecer a posição para quando seu adversário for aplica-la contra você, saiba se defender e se livrar deste ataque.

Por exemplo, você é um pesadíssimo e pesa 110Kg, a posição passada no dia é o berimbolo, qual deve ser sua reação diante dessa posição? Primeiramente, se atente aos detalhes para tenta realizar a posição, conseguiu? Não? Ok, vamos tentar adaptá-la ao seu tamanho e peso modificando algumas pegadas... E agora, melhorou? Ainda não... Vamos assistir algumas lutas de pessoas do meu peso executando o berimbolo... Tente novamente! E agora? Ainda não... Ok, você não irá executar essa posição pois definitivamente não encaixou no seu jogo, mas o que podemos aproveitar disso? Você já tem muito conhecimento da posição e quando alguém tentar executá-la contra você certamente terá uma melhor defesa e se tornará muito menos vulnerável á esta posição!

O Jiu Jitsu deve basear-se sempre na inteligência e conhecimento, quando desenvolvemos esse pensamento, nossos treinos melhoram e consequentemente nossos resultados nos campeonatos  também!

Não deixe que o conhecimento passe por você  sem ser absorvido!

BJJ Fanatics disponibiliza verdadeiras enciclopédias com os melhores e mais conceituados lutadores da atualidade, atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaCláudio Calasans , Leandro Lo e Robson Mau Mau nos mostram seus segredos e ajustes das sua posições mais fortes! 

Não deixe de conhecer nosso cursos e se tornar um lutador ainda mais completo, nestes cursos você irá aprender o melhor do Jiu Jitsu  e com a maior riqueza de detalhes possível, não deixe de aprender conosco!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores