O Campeonato De Jiu Jitsu Se Aproxima...Em Qual Categoria Eu Devo Lutar?

O Campeonato De Jiu Jitsu Se Aproxima...Em Qual Categoria Eu Devo Lutar?

O campeonato se aproxima, o clima da academia está animado, a galera toda vai competir, você ama desafios e quer lutar! Chegou a hora de você se testar! Contudo surge uma dúvida no ar... Em qual categoria eu vou lutar?

Você pergunta para seus companheiros em qual categoria eles acham mais conveniente que você lute... pensa, se eu perder X kilos eu consigo descer , se eu subir mais Y kilos eu consigo chegar no topo da categoria, e agora, o que fazer?

A resposta é simples, ninguém deve lutar em uma categoria em que seu corpo estiver nas melhores condições de performance. Um verdadeiro atleta de Jiu Jitsu, tem que conhecer seu corpo, deve se pesar pelo menos uma vez na semana para que se possa observar qual é o seu “peso natural”.

A partir do conhecimento do seu peso natural, você deve condicionar seu corpo para que ele chegue ao máximo do desempenho, para alguns subir de peso é algo bom, para outros deve-se descer. Cada corpo é de uma forma...

Essa é uma dúvida muito comum, acontece até mesmo com os melhores atletas, Rodolfo Vieira foi campeão Mundial entre 2011 e 2013 lutando de Pesado e  também conseguiu ser campeão na categoria de cima (Super-pesado) em 2014, Bernardo Faria também já conseguiu ser campeão mundial tanto no Pesado quanto no Super, Cláudio Calasans inicialmente lutava de Leve,mas consagrou sua carreira ao vencer o Mundial e o ADCC lutando de médio, Leandro Lo certamente é o que mais modificou seu peso ao longo de sua carreira, conseguiu ser campeão Mundial no peso leve, médio, e meio pesado, além de um absoluto, algo inédito no esporte.

Leandro campeão Mundial em 2013 como peso leve

 

Lo campeão Mundial em 2015 como meio-pesado

 

O que realmente importa é você estar ciente de que irá lutar na melhor de sua forma física. Lutar passando fome, ou fora de forma, definitivamente não é uma boa opção, afinal de contas, você irá fazer toda uma preparação, intensificar os treinos, criar expectativa, envolver tempo, dinheiro, família e etc...

Não podemos por tudo a perder pelo simples fato de querer lutar em uma categoria que não condiz com nosso corpo.

Imagine, você pesa naturalmente 80 Kg e decide que irá lutar de pluma (até 64), a chances de você estourar a balança são grandes, mas enfim, você faz uma dieta altamente rigorosa  no dia da luta desidrata e consegue bater o peso... Ótimo a primeira batalha você venceu, mas agora chegou a hora de você lutar, provavelmente seu adversário já está mais acostumado a esta categoria do que você e também provavelmente não passou por tanto sofrimento quanto você, naturalmente ele maximizará as chances de êxito...

Outro fator importante a ser observado é que a maioria dos campeonatos par se sagrar campeão você terá que fazer no mínimo 3 lutas, e hoje em dia o nível está cada vez mais duro, ninguém vai para campeonatos sem estar treinado, você aguentaria lutar em alto nível tendo abaixado 16kg? Difícil...

A mesma coisa acontece quando decidimos subir de categoria, veja essa outra suposição. Seu peso natural é 75 Kg, falta 1 mês para o campeonato,  mas você sonha em ganhar os absolutos e por isso decide subir de peso e lutar de Meio Pesado (até 88,300), e para isso começa a comer feito um louco, tomar suplementos e intensificar os treinos de musculação, será realmente que você vai conseguir fazer força de igual pra igual com esses caras?Dífícil...

Solução

Acreditamos que a melhor forma de se flutuar entre categorias é realizando um acompanhamento diário do seu peso, buscando sempre a melhor forma física, mas tudo isso feito com tempo e cautela.

Por exemplo, você quer subir de categoria, suba devagar, vá subindo de peso aos poucos, não faça mudanças bruscas de peso, variando sempre de uma categoria pra a sua vizinha, subir ou descer 3 categorias de uma só vez é loucura!

A mesma coisa funciona quando você deseja descer de categoria, o importante sempre é condicionar seu preparo físico ao novo peso, para que você não sinta diferença na força e gás. Busque ajuda de especialistas, nutricionistas e educadores físicos, eles poderão te auxiliar em relação ao peso/forma física.

Lembra daqueles caras ali de cima? Bernardo Faria, Leandro Lo Rodolfo Vieira e Cláudio Calasans?

Todos eles conseguiram modificar seus pesos e maximizando sempre seus resultados dentro do Jiu Jistu, mas não é só a parte fisica que fez com que esses caras se tornassem lendas do esporte, o diferencial deles sempre foi a qualidade técnica!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! 

O BJJ Fanatics te incentiva a ser como esses Monstros do Jiu Jitsu e conhecer todos os segredos das técnicas utilizadas por eles para conquistarem o Mundo! Adquira um de nossos cursos, totalmente em português, e confira os principais ajustes e posições utilizadas por estes campeões!  

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 COMPRE AQUI

 

Marcadores