Os Pilares Do Jiu Jitsu, Agora É Hora De Atacar!

Os Pilares Do Jiu Jitsu, Agora É Hora De Atacar!

Um bom lutador deve ser completo, e acima de tudo inteligente. Um leão não sai correndo atrás de suas presas como um louco sem alguma estratégia. Primeiro ele avalia o local, define a hora certa de agir, estuda sua presa e então ataca!! No Jiu Jitsu deve-se seguir esse mesmo princípio.

Já ouvimos falar que a melhor defesa é o ataque e certamente não há duvidas quanto a isso,pois quando está  sob  um ataque o inimigo pensa na melhor forma de se defender e ao invés de atacar também ele recua para evitar o perigo.

Já listamos aqui os três pilares do Jiu Jitsu que são:

A defesa

Ela é o princípio de tudo, mesmo que seja um bom jogador nunca sabe ao certo o que pode vir do lado oposto. Estar com a defesas em dia é o maneira de lidar com inesperado e evitar ser pego de surpresa. Por melhor que seja o seu Jiu Jitsu uma hora algum ataque pode surpreender e saber como se livrar dessas posições perigosas pode te salva a ajudar a mudar o rumo da luta. Como dizia o velho sábio: “é melhor saber e não precisar do que precisar e não saber.” Confira aqui o post completo sobre a importância das defesas.

Nosso site conta com um curso exclusivo e completo sobre DEFESAS com a fera Bernardo Faria. Bernardo é pentacampeão mundial e desenvolveu um forte jogo de meia guarda, mas também é muito conhecido pela habilidade de sair de posições ruins e transformá-las em posições favoráveis lhe dando vantagem sobre seus oponentes. Nesse curso você aprenderá a sair de posições extremamente perigosas como omoplata, da guilhotina da guarda fechada e muito mais.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Controle

O segundo pilar do Jiu Jitsu é o controle, você pode ter boas posições como raspagens e passagens, mas elas não serão bem sucedidas se você não conseguir dominar seu oponente. O controle pode ser feito através da pressão utilizada, controle do quadril do oponente e também as pegadas que são de suma importância para frear as investidas de qualquer adversário.

Essa teoria de controle e muito utilizada pela fera Jake Mackenzie, a fera da GF Team utiliza sua meia guarda invertida para neutralizar seu adversário antes de efetivar seus ataques mortais. Suas pegadas sempre estão alocadas nos lugares corretos para evitar que o oponente progrida durante a luta sempre ditando o ritmo do combate, esse jogo de controle é um dos diferencias desse multicampeão. Confira o post completo sobre o controle do adversário.

Leia Mais Sobre Jake...

Ataque

Esse é o último e talvez o mais importantes dos pilares, pois independente de qualquer coisa a luta pode acabar a qualquer momento por uma finalização. Estar com os ataques afiados e requisito crucial para qualquer atleta. E a junção dos três pilares e a receita certa para o sucesso do Jiu Jitsu.

Já é clichê falar que o melhor lutador é aquele que é completo.  É aquele que sabe trabalhar todas as posições até mesmo aquelas que ele não domina ou não gosta. Muitos tem preferência de ser passador por não gostar de ser amassado e tem bons ataques por cima, no entanto quando ele começa a trabalhar guarda e entender os ataques e o que passa na cabeça de um guardeiro, seu jogo como passador melhora 100%, pois ele passa a entender os movimentos que um guardeiro realiza antes de atacar.

 A mesma teoria serve para aquele que cara que prefere fazer guarda, ao melhorar sua passagem ele turbina seu jogo por baixo, pois passa a entender como funciona a cabeça do passador.

Dicas para ter um bom ataque no Jiu Jitsu

Deixe seu oponente desconfortável

Não deixar seu adversário trabalhar as pegadas deles e não deixar que ele faça as melhores pegadas e deixá-lo muito desconfortável e a melhor forma de induzi-lo ao erro e fintar os ataques.

Busque desconstruir o jogo dele, procure quebrar a postura dele a todo instante se você estiver fazendo guarda, ou então coloque pressão e trave o quadril do guardeiro se estiver na posição de passador.

Trabalhe com o elemento surpresa

Primeiro você deve minar a mente do adversário, deixando-o confuso fazendo com que ele não consiga identificar seu próximo passo não tendo a mínima ideia do que você pretende fazer a seguir.

Lembre-se que a mente geralmente desiste antes do corpo. Frustrando ele suas grandes de êxito aumenta assim como a possibilidade dele errar

Treine ataques

Se você quer atacar deve saber exatamente como fazê-los. Isso só se aprende na prática. Não é simplesmente fazer um arm lock varias vezes por exemplo. Isso é importante, mas também é importante saber as pegadas certas, saber como desequilibrar seu oponente e como atrapalhar sua postura, para isso e necessário também o estudo de cada posição entendendo o porque ela é tão eficiente. Tendo este comportamento, abrirá sua mente e seus ataques se tornaram ainda mais perigosos.

Saiba as variações de cada posição e também combine ataques

Para ter um bom ataque é preciso saber como aplicá-lo de diversas posições. Seja passando uma guarda, seja fazendo a guarda, ou partindo das costas, da montada ou da meia guarda. Quanto mais seu leque mais temido você será.

Tão importante como saber a aplicar um golpe é saber como variá-lo caso o adversário venha a se defender desse ataque. Combinar ataques é um a excelente estratégia para confundir e pegar seu adversário de surpresa. Uma variação clássica que funciona muito é a combinação arm lock, omoplata e triângulo. Um saindo a partir da defesa do outro. Você ataca o arm lock seu companheiro defende te pesando, você abandona o ataque de braço e parte para o omoplata que ficará exposto com a defesa e quando seu oponente postura para evitar o omoplata ele abre brecha para o triângulo, deixando você na posição de vantagem.

Ataques fulminantes devem fazer parte do seu jogo assim como a Kimura da grande fera Robson Mau Mau. Esse cara é faixa-preta da GFTeam e chegou ao primeiro lugar do Ranking da IBJJF na idade Master 1. Sua Kimura e tão eficaz que ele consegue efetivá-la na meia-guarda, guarda fechada, guarda aranha, na guarda borboleta, passando a guarda, finaliza nos 100 quilos, finaliza na montada, e vários outro lugares. Talvez seja um dos melhores do mundo nesse golpe.

A junção dos três pilares do Jiu Jitsu fará com que você tenha um jogo blindado e consiga sobressair muitos de seus oponentes. Una defesa, controle e bons ataques que ninguém irá te parar!!

Quer aprender com os melhores a usar os três pilares do Jiu Jitsu para evoluir seu jogo?

O site do BJJFanatics disponibiliza o melhor conteúdo de Jiu Jitsu para você! Nosso time de campeões conta com feras como Bernardo Faria, que irá de ajudar na parte da defesa, Jake Mackenzie no controle do adversário e Robson Mau Mau, nos ataques com sua Kimura infalível!!

Não perca tempo e venha conferir!!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores