Perdeu O Campeonato De Jiu Jitsu? Não Invente Desculpas Esfarrapadas!

Perdeu O Campeonato De Jiu Jitsu? Não Invente Desculpas Esfarrapadas!

Um dos acontecimentos mais comuns no Jiu Jitsu são as derrotas, a arte suave nos ensina como lidar com estas, nos superando a cada dia, isso é um dos principais ensinamentos que aprendemos ainda na faixa branca.

Contudo, vimos muitas pessoas que já estão graduadas, que ainda não aprenderam a lidar com derrotas, sempre tendo uma boa desculpa para tudo, tirando o corpo fora da responsabilidade em que era exigido.

Um acontecimento muito comum são as “desculpas  esfarrapadas” que escutamos daquele que foi competir um campeonato e por algum motivo perdeu, hoje traremos á você uma visão do que achamos disso tudo.

Quando vamos lutar um campeonato e nossos colegas de academia sabem, é natural que se crie uma expectativa sobre o nosso desempenho  e após a nossa participação é comum que estes venham até nós saber como foi...

Quando vencemos enchemos o peito para dizer, “Fui campeão!”, mas quando perdemos, já existe uma barreira e é nesse momento que você possui duas opções: admitir a derrota como um campeão ou… começar a contar suas desculpas!

Por que contamos desculpas?

Quando jogamos a culpa de nossa derrota em um fator externo, deixamos  nosso ego mais “leve”. É muito mais fácil descansar e dormir tranquilo quando não nos responsabilizamos pelos nossos erros, achando que o controle da situação não está em nossas mãos.

Além do mais, a nossa mente briga, o tempo todo, para nos manter seguros. Ou seja, resolver problemas e encarar os erros nos tira da zona de conforto. Contar desculpas é um falso atalho para manter a nossa “consciência limpa”.

Quem já foi derrotado em um campeonato sabe como é difícil ver a decepção de seu mestre, da sua família, e seus amigos de equipe. Além disso, decepcionar a você mesmo pode ser mais difícil ainda de encarar. Sendo assim, não é mais fácil acreditar, e dizer, que a culpa foi do arbitro, de uma lesão, da força de seu adversário, de tudo, menos sua?

O grande problema disso é que, quando não nos responsabilizamos por nossos atos, também não somos capazes de nos ver como alguém que pode corrigi-los.

Listamos algumas desculpas corriqueiras que sempre escutamos após a derrota de um amigo...

- O cara está há 5 anos na mesma faixa!
- Eu luto pra finalizar, quem faz ponto é costureira!
- O cara amarrou a luta inteira e não fez nada.
- Eu teria ganhado se não estivesse com essa lesão no ombro.
- Aquele cara só sabe fazer aquilo, tem um Jiu Jitsu muito feio!
- Eu trabalho o dia inteiro e tenho filhos enquanto ele só treina Jiu Jitsu.
- Ele só tinha força. Eu tenho muito Mais técnica do que o dele.
- O cara era muito forte, com certeza toma bomba.
- O árbitro me prejudicou!
- Perdi apenas por uma vantagem.
- A luta terminou empatada e eu ataquei mais, mas o arbitro deu pra ele.
- Pelo menos eu para o campeão.
- Se fosse no MMA eu quebrava ele...
- Eu estava doente, tomei remédio durante semana inteira.

Chegou a hora de você parar de inventar desculpinhas e começar a procurar soluções!

Sempre existirão fatores externos que inevitavelmente irão interferir na luta, quando entramos em uma competição sabemos que tudo isso poderá acontecer e por isso devemos estar preparados para as mais diversas situações.

“Perdeu? Cale a boca e treine mais!” – Paulo Miyao

Ao invés de arranjar desculpas, inspire-se na filosofia dos irmãos Miyao. Ambos treinam e se dedicam como ninguém e sabem tomar derrotas como verdadeiros campeões.O irmãos perderam muito em suas vidas. Em seus combates com Keenan Cornelius, por exemplo, as derrotas eram constantes enquanto faixas coloridas.

Porém, após uma sequencia de diversas derrotas, Paulo conseguiu se sagrar campeão mundial absoluto na faixa marrom, em uma final contra o próprio Keenan...  Relembre essa história aqui!

 

Leia Mais Sobre os Miyao...

Admita que foi derrotado, grave suas lutas para que possa revê-las e identificar erros técnicos, corrija-os no tatame, amplie seus conhecimentos ao invés de criar desculpas, é muito mais vergonhoso insistir em um "migué" do que aceitar que seu adversário foi melhor do que você.

Todos cometemos erros e aprender com os próprios erros o ajudará a amadurecer para as próximas competições, quanto maior for o foco para o próximo campeonato, maior será sua chance de alcançar a vitória, continue tentando...

Não importa o que ocasionou a derrota, não deixe que isso o impeça de continuar fazendo o que ama. Os principais atletas já passaram por essa situação e deram a volta por cima,todos nós enfrentaremos as derrotas e os fracassos em um ponto da vida, o importante é como você irá reagir ao fracasso e dar a voltar por cima!

O BJJ Fanatics possui verdadeiras enciclopédias do Jiu Jitsu, todas elas  elaboradas pelos melhores e mais vitoriosos lutadores da atualidade! Marco Barbosa, os Irmãos Miyao e Marcos Tinoco, são exemplos de lutadores que certamente sofreram em algum momento de suas carreiras com derrotas mas deram a volta por cima e se tornaram os Gênios que são!

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de conhecer nossos cursos totalmente em português, se tornar um lutador ainda mais completo e voltar para os próximos campeonatos com um jogo ainda mais técnico e agressivo! 

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores