Perdi O Campeonato De Jiu Jitsu, E Agora, O Que Fazer?

Perdi O Campeonato De Jiu Jitsu, E Agora, O Que Fazer?

Nós, praticantes de Jiu Jitsu, enfrentamos muitas batalhas diárias, pelo simples fato de ir treinar, enfrentar as lesões, largar nossas famílias em casa e estar lá na academia buscando conhecimento e se superando todos os dias.

Contudo, muitas vezes essas batalhas não bastam, somos samurais e queremos nos testar! Estar diante do desafio de uma competição é algo incrível, inexplicável, a adrenalina corre de verdade nas veias, e o coração bate de uma forma diferente, tudo isso nos proporciona momentos únicos em nossas vidas!

Essa emoção é tão forte que o simples fato de se inscrever em uma competição já muda nosso humor, nossa fisionomia e nossos treinos. Quando estamos diante disso, direcionamos todas as nossas energias para que dê tudo certo no dia da competição e atinjamos o êxito de nos sagrar campeões, criando uma expectativa em nós mesmos e nos que nos rodeiam, família amigos e etc.

O dia da competição

O clima das competições é algo completamente diferente de tudo! Provavelmente temos que ir para outra cidade, deixar nossas famílias em nossas casas, gastar um dinheiro com viagem, inscrição, hospedagem, alimentação, etc... Tudo isso faz parte... Tanto para você quanto para seus adversários, não é fácil para ninguém financeiramente e psicologicamente estar diante de uma campeonato!

Chegamos no ginásio e estamos diante do desafio! Ali a guerra interna já começa, mil coisas passam em nossas cabeças, tudo aquilo que fizemos até chegar nesse momento, nossos treinos, nossas principais posições, os ensinamentos de nosso mestre, temos que nos concentrar para fazermos ótimas lutas e voltar para casa com a medalha dourada!

Chega a tão esperada hora e somos chamados para lutar! Vamos lá para gladiar e deixar nossas vidas naquele tatame, fazemos de tudo, mas nem sempre a vitória é alcançada, as coisas não fluem como esperávamos e sentimos aquele gosto de derrota.

O que fazer nesse momento?

Ficamos pensativos e até chateados quando isso acontece, e isso é normal. Acontece com todo mundo, pega a gente de surpresa bem em um momento onde estamos motivados e todos esperavam nosso êxito.

A primeira coisa que devemos refletir é que estamos diante de uma luta, onde do mesmo jeito você enfrentou desafios para estar ali, treinou, e entregou, provavelmente para o seu adversário a história foi a mesma...

Carlos Gracie Jr.  Sempre disse, “Não existe derrota no Jiu Jitsu, ou você vence, ou aprende”, o que podemos concluir diante dessa afirmação? Não devemos ficar nos culpando ou arrumando desculpas para justificar nossos fracassos, mas sim aprender com estes para que possamos identificarmos qual foi o motivo dessa derrota para que não se repita na próxima competição.

Dentro de uma competição muitos fatores são determinantes, e não existe a possibilidade de errarmos, pois ali estamos diante de uma provação, onde erros são fatais, identificar nossos erros é um ato de humildade e reconhecimento de que temos que melhorar.

Lutadores de Jiu Jitsu costumam justificar suas derrotas em duas principais desculpas “O Juiz me roubou” ou “ Eu estava machucado”,  isso pode acontecer? Pode... mas dificilmente isso é a verdadeira e única resposta para o seu fracasso,  ao culpar os outros ou as circunstâncias pela perda, você não conseguirá aceitar o que aconteceu. Enfrente a situação exatamente como ela é, sabendo que o que aconteceu já aconteceu e culpa nenhuma mudará a situação.

Admita que foi derrotado, grave suas lutas para que possa revê-las e identificar erros técnicos, corrija-os no tatame, amplie seus conhecimentos ao invés de criar desculpas, é muito mais vergonhoso insistir em um "migué" do que aceitar que seu adversário foi melhor do que você.

Todos cometemos erros e aprender com os próprios erros o ajudará a amadurecer para as próximas competições, quanto maior for o foco para o próximo campeonato, maior será sua chance de alcançar a vitória, continue tentando...

Não importa o que ocasionou a derrota, não deixe que isso o impeça de continuar fazendo o que ama. Os principais atletas já passaram por essa situação e deram a volta por cima,todos nós enfrentaremos as derrotas e os fracassos em um ponto da vida, o importante é como você irá reagir ao fracasso e dar a voltar por cima!

 O BJJ Fanatics possui verdadeiras enciclopédias do Jiu Jitsu, todas elas  elaboradas pelos melhores e mais vitoriosos lutadores da atualidade! Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaCláudio Calasans e Leandro Lo , são exemplos de lutadores que certamente sofreram em algum momento de suas carreiras com derrotas mas deram a volta por cima e se tornaram os Gênios que são!

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de conhecer nossos cursos totalmente em português, se tornar um lutador ainda mais completo e voltar para os próximos campeonatos com um jogo ainda mais técnico e agressivo!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores