Entendendo O Uso Da Ponteira Preta Nas Faixas De Jiu Jitsu

Entendendo O Uso Da Ponteira Preta Nas Faixas De Jiu Jitsu

Ao se comparar a faixa de Jiu Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta.

O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa.

Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores.

Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você já parou para se perguntar o por quê disso?

Não existe uma explicação “cientifica” para isso, alguns podem dizer que o lado esquerdo é o lado do coração e por isso deve-se deixar a ponteira para este lado. Contudo, essa não é a resposta mais convincente...

Kataná

No século X, os guerreiros samurais usavam duas espadas, a Kataná e Wakisahi. Ambas simbolizavam o status de quem a portasse. A Kataná, era a mias afiada e ficava sempre do lado esquerdo, essa espada é caracterizada por sua aparência distintiva: uma lâmina curva, de um único fio com um protetor circular ou esquadrado e um cabo longo para acomodar duas mãos.

A Kataná era muito mais do que uma arma para um samurai, era a extensão de seu corpo e de sua mente. Forjadas em seus detalhes cuidadosamente, desde a ponta, até a curvatura da lâmina eram trabalhadas totalmente a mão. Assim, os samurais virtuosos e honrados faziam de sua espada uma filosofia de vida.

Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material, simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.

Além de simbolizar poder, a espada preconizava o treinamento físico, coragem, impassividade e cavalheirismo e um dos deveres dos samurais era proteger as mulheres. De geração em geração, esse costume foi transmitido dentro das artes marciais e hoje pode explicar com maior coerência o uso da ponteira do lado esquerdo no Jiu Jitsu.

Qual a cor da sua faixa? Quer graduar mais rápido?

Assim como desmistificamos o segredo samurai da ponteira preta do lado esquerdo nas faixas, nós também sabemos um segredo que pode te ajudar a mudar de faixa mais rápido! Sim, o conhecimento técnico! Este é fundamental para àqueles que querem não só mudar de faixa mais rápido, mas também melhorar sua qualidade no Jiu Jitsu!

O BJJ Fanatics, pode te ajudar, contribuindo para que você tenha mais conhecimento e consequentemente gradue mais rápido! Nosso site contém o melhor acervo de cursos online totalmente em português, com os melhores atletas do Jiu Jitsu!

Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros, que nos nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

    

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

  

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores