X Close
Your Cart
Keep Shopping
Por Que Eu Não Mudei Minha Faixa Na Graduação Do Jiu Jitsu?

Por Que Eu Não Mudei Minha Faixa Na Graduação Do Jiu Jitsu?

Ao vestir o Kimono pela primeira vez, estaremos diante de uma rotina que provavelmente irá nos acompanhar pelo resto de nossas vidas. Vestimos as calças, amarramos a corda, vestimos o Vagui (parte de cima do Kimono) e aprendemos ali dentro do vestiário a amarrar nossa Faixa, naturalmente Branca.

Logo no primeiro dia, observamos os mais graduados treinando, nos deslumbramos com a habilidade com que eles praticam o esporte e naturalmente surge a pergunta em nossas mentes  ”Quando é que eu vou ser um faixa preta?”

Bem...não existe receita mágica para se tornar um faixa preta, o aprendizado não pode ser medido simplesmente através do tempo que você treina, muitos fatores estão envolvidos quando se trata de mudança de faixa.

A hierarquia

O sistema de graduação de faixas do Jiu Jitsu, que se dá pela troca de faixas, foi criado para uniformizar o ensino e a prática dessa arte marcial, bem como padronizar os modelos de competição. De acordo com a IBJJF , órgão máximo do esporte, o sistema de graduação do Jiu Jitsu obedece a critérios referentes a idade e ao tempo de pratica do aluno.

Sendo até os 15 anos, as faixas são em ordem crescente ( branca, cinza com branco, cinza, cinza com preto, amarela com branco, amarela, amarela com preto, laranja com branco, laranja, laranja com preto, verde com branco, verde e verde com preto), sendo estas com tempo de permanência mínimo menor do  que as dos mais velhos.

Á partir dos 16 as faixas são branca, azul, roxa, marrom, e preta. Em todas as faixas existe uma tarja preta (no caso da preta essa tarja é vermelha) que pode ser utilizada como forma de conceder graus, de acordo com os critérios do professor.

Existe também as faixas coral, vermelha e banco e vermelha, que tratam-se de honrarias concedidas aos faixas pretas de longas datas.

 

A graduação

Dentro das academias, guiados pelo sistema de graduação anteriormente citado, os professores são os responsáveis pela mudança de faixa ou inclusão de graus nas faixas dos seus alunos, de acordo com os seus critérios.

Estes critérios estão ligados podem ser definidos como

Graus na Faixa: O primeiro critério a ser estabelecido pelo professor está ligado a utilização ou não de graus nas faixas coloridas (da branca á marrom). Neste contexto o professor utiliza de 5 graus que são concedidos através da inclusão de fitas de esparadrapo na tarja da faixa de acordo com a evolução do atleta naquela faixa podendo ocorrer exame ou não. Neste sistema são inclusas 4 tarjas de esparadrapo na ponta da faixa, e o quinto grau se dá pela troca da faixa.

Exame de faixa: O Exame é uma prova realizada pelo professor que consiste em demonstrações de técnicas, como fundamentos do jiu jitus (raspagens, finalizações, quedas, etc...), podendo existir também uma prova teórica. Onde o mestre irá avaliar se um aluno irá mudar ou não de faixa. O exame não é algo obrigatório nas academias, fica a critério do professor utiliza-lo ou não.

Merecimento: Este é o critério mais utilizado, tende a nivelar os alunos de acordo com a capacidade demonstrada no dia-a-dia. O professor deve observar o desenvolvimento do aluno de acordo com a capacidade técnica nos treinos e também nas competições.

Tempo: Conforme foi dito anteriormente, o guia de graduação da IBJJF estabelece tempo mínimo de permanência em cada faixa, porém não estabelece tempo máximo, uma graduação deve respeitar esse tempo mínimo para que o aluno possa disputar os campeonatos do órgão. O tempo também pode ser utilizado como uma referencia, de acordo com o tempo que o atleta se encontra naquela faixa, contudo deve ser avaliado com cuidado, pois tempo é algo diferente de assiduidade e conhecimento técnico.

 

Estes são os principais critérios de avaliação utilizados pelos professores, contudo os verdadeiros amantes da arte suave não devem preocupar-se diretamente com tais critérios, mas sim, preocupar-se em adquirir conhecimento técnico, ganhar ritmo de treino, desfrutar dos benefícios que o Jiu Jitsu nos proporciona, competir, e de maneira geral evoluir dentro do esporte, o que naturalmente irá atender ao critérios e consequentemente  a mudança de faixa ocorrerá.

Agora, vamos voltar a pergunta do título deste post... Por que eu não mudei minha faixa na graduação do Jiu Jitsu?

 A resposta é simples, os mestres utilizam de critérios para a promoção de um praticante de Jiu Jitsu á faixa seguinte, então, mesmo que você acredite que esteja atendendo a estes critérios e mesmo assim não conseguiu mudar de faixa, trabalhe ainda mais para que seu esforço seja recompensando na próxima graduação!

Prosperar dentro do Jiu Jitsu adquirindo o conhecimento é muito mais importante do que uma simples troca de faixa. O evento da graduação e a satisfação de se trocar de faixar é realmente algo muito bacana e nos inspira, e mesmo quando não somos nós que trocamos de faixa, devemos nos alegrar pelo êxito de nossos companheiros e buscar evoluir para que a próxima graduação consigamos também atingir a faixa seguinte!

Aprenda conosco!

 BJJ Fanatics disponibiliza verdadeiras enciclopédias com os melhores e mais conceituados lutadores da atualidade, atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo FariaCláudio Calasans , Leandro Lo e Robson Mau Mau nos mostram seus segredos e ajustes das sua posições mais fortes! 

Não deixe de conhecer nosso cursos para se tornar um lutador ainda mais completo e na próxima graduação trocar sua faixa! Nestes cursos você irá aprender o melhor do Jiu Jitsu  e com a maior riqueza de detalhes possível!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos