Quero Competir E Viver Do Jiu Jitsu Mas Não Tenho Patrocínio

Quero Competir E Viver Do Jiu Jitsu Mas Não Tenho Patrocínio

Para quem está antenado no mundo de Jiu Jitsu sabe quão importante são as competições na vida de um atleta, os campeonatos trazem ao competidor uma experiência e uma visibilidade que só é possível de serem adquiridas por aqueles que se dispõe a “meter as caras” e se colocar em teste colocando em prática tudo aquilo que aprendeu nos treinos.

Com a disseminação do Jiu Jitsu o número de campeonatos são cada vez maiores, são inúmeras as federações que disponibilizam uma gama de competições, geralmente quase todo fim de semana em algum lugar haverá um tipo de competição de jiu jitsu sendo que, além disso, existem os menores que não precisam de filiação e que são também um excelente meio para se avaliar e com um custo bem reduzido.

Existem aqueles atletas que competem todo final de semana, aqueles que só lutam campeonatos que trazem visibilidade e são expressivos e aqueles que querem competir para colocar seu jogo em teste nos campeonatos com a finalidade de poder ganhar visibilidade no meio do esporte, mas não possui recursos suficientes para ir às competições e arcar com todas as despesas.

Se este é o seu problema continue lendo o post ,que vai ajudar a esclarecer certas questões pertinentes a esta temática e também traremos algumas dicas para ajudar na busca por patrocínio.

Saiba também como lidar com a ansiedade pré competição.

Para lutar um campeonato um atleta precisa disponibilizar tempo para se preparar tecnicamente, também deve manter seu preparo físico em dia, precisa de material para treinos e para as lutas, ter em bom estado kimonos e faixa da cor de sua graduação.

 Além de tudo isso o atleta também precisa disponibilizar recursos para pagar inscrições, se filiar a determinadas federações, sem contar gastos com alimentação e transporte podendo ainda ter que arcar com despesas de hospedagens.

Como já citado os gastos são inúmeros e a falta de incentivo financeiro muitas das vezes faz com que o competidor limite suas competições e fique frustrado por não conseguir disputar vários eventos.

O Brasil ainda é um dos países que tem pouco incentivo para a prática de esportes. A cultura brasileira ainda esta presa a concepção de que Jiu Jitsu é um esporte violento, e as empresas que poderiam dar esse suporte a alguns atletas ficam presas a estes pontos de vista negativos e preferem não associar o nome de sua marca ao esporte.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que nossa arte seja valorizada e respeitada por todos e não haja mais aquela associação com violência, já que aqueles que têm vivência de tatame sabem que a filosofia do Jiu Jitsu prioriza valores, disciplina e respeito e abominam qualquer tipo de ação agressiva.

Aos poucos esta concepção negativa está mudando, hoje é possível ver que o Jiu Jitsu está cadê vez mais esportivo inclusive há muitas mulheres e crianças praticando a arte suave e estão se destacando neste esporte que antes era dominado por homens.

Como conseguir patrocínio no Jiu Jitsu?

Para conseguir patrocínio o primeiro passo é entender que quem vai te patrocinar muitas das vezes não está preocupado com vitórias ou com seus títulos, o que eles realmente querem é um bom “outdoor”, ou seja, eles querem através de você trazer uma visibilidade à marca sem que para isso tenha que arcar com custos excessivamente altos.

Patrocinar um atleta é muito vantajoso para uma empresa, pois é considerada uma forma de publicidade barata e eficiente. E você precisa expor esses benefícios para aqueles que têm uma possibilidade de investir em você e no seu esporte. Assim aumentam suas chances de obter êxito no que chamaremos de “contrato”.

O que a marca espera de você?

Se seu objetivo é viver do esporte e ser reconhecido pelo que faz, o segundo passo é ser profissional.

Quando alguém vai oferecer um produto a um possível comprador, este apresenta todas as qualidades deste produto e explica porque será muito vantajoso adquiri-lo, o mesmo pensamento deve ser utilizado pelo atleta ao pedir apoio a alguém.

Patrocínio não é esmola! A empresa tem que entender que você é um profissional e que ela estará fazendo um “contrato” com você, ou seja, o negócio firmado entre atleta e empresa deve beneficiar as duas partes.

O patrocínio pode chegar a você de varias forma, não necessariamente será em dinheiro. Pode ser kimonos, parcerias com academias de musculação, suplementação, enfim as possibilidades são inúmeras! Basta que trabalhe corretamente, com muito profissionalismo. Assim outras oportunidades aparecerão e com seu trabalho mostrará que vale apena investir em você.

Como faço para chegar até os possíveis patrocinadores?

A parte fundamental para conseguir o patrocínio é saber como chegar aos possíveis investidores.

Você pode começar fazendo uma lista de pessoas que poderiam de dar essa ajuda de custo. Pode ser amigos, parentes, o dono do mercadinho da sua rua, seus companheiros de treino, entre outros.

A próxima etapa é como abordá-los. Voltando ao segundo passo tratado acima, é primordial lembrar que você é um profissional e tem que devolver de alguma forma esse investimento que está sendo feito em você.

Então a dica é: faça uma cartilha que contenha fotos suas, pode ser treinando ou competindo, nesta cartilha exponha os títulos que você já conquistou, e coloque também seus objetivos no esporte. Nela também você vai colocar o seu pedido, sugira de que formas a marca pode contribuir para seu crescimento no esporte. E não se esqueça na mesma proporção de seus pedidos, de colocar também a forma que você se comprometerá a trazer retorno para a empresa.

Por que as empresas vão investir em mim?

Você precisa merecer esse patrocínio, então use as ferramentas que tem disponível ao seu favor, para ajudar a se promover e despertar nas marcas a vontade de ser sua parceira.

Uma ferramenta de fácil acesso e gratuita de se promover são as redes sociais! Use e abuse delas, coloque fotos de seus treinos, sua rotina de preparação física e alimentação, lembre-se sempre: Quem é visto sempre será lembrado!

Os títulos também são importantes, com eles fica mais fácil de demonstrar como você é bom no que faz, para isso tem que se dedicar, ser comprometido, estar o tempo todo tentado se aperfeiçoar e mostrar seu diferencial.

 Nessa parte a galera do BJJ Fanatics pode e vai te ajudar! Nós oferecemos vários cursos com atletas renomados do Jiu Jitsu como Leonardo SaggioroBernardo Faria, Robson Mau Mau, e muito mais. Adquirindo nossos cursos você estará afiando suas técnicas e melhorando seu desempenho e resultados nas competições.

Não deixe de conferir o que temos disponível para você!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores