Talento x Dedicação Dentro do Jiu Jitsu

Talento x Dedicação Dentro do Jiu Jitsu

Esse é um assunto que muito é discutido no meio esportivo, e hoje traremos essa discussão com o foco em nossa arte, o Jiu Jitsu. Se pudéssemos medir talento e dedicação, qual atributo seria mais o importante no desenvolvimento de um praticante de Jiu Jitsu?

O Talento

A definição de Talento, vem do latim “talentum”, a noção de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Trata-se da capacidade para exercer uma certa ocupação ou para desempenhar uma atividade. Este talento tende a estar associado à habilidade inata ou herdado e conserva-se durante toda a vida, embora se possa potenciar com a prática.

Dentro do Jiu Jitsu todos nós conhecemos pessoas que possuem grande aptão física para a modalidade, pessoas que com pouquíssimo tempo de treino já conseguem entender os fundamentos básicos da arte suave, como desenvolver sua base, distribuir seu peso e etc.

Com o passar do tempo essas pessoas começam a fazer “frente” com os mais antigos, e desenvolvem um ótimo jogo de solo, realizando movimentos mais complexos e surpreendendo seus companheiros de treino e também seu mestre.

"Leandro Lo é considerado um dos atletas mais talentosos do Jiu Jitsu, o lutador altamente versátil se dá bem em qualquer que seja a situação. Lo é capaz de lutar tão bem quanto de leve como de pesado , tanto fazendo guarda quanto passando."

Leia Mais Sobre Leandro...

Geralmente na maioria dos esportes, o talento pode ser confundido com “capacidade de aptidão física”, como no basquete por exemplo, uma pessoa alta e forte, simplesmente por conta desses fatores pode ser considerada talentosa. Mas como o Jiu Jitsu é um esporte que tem espaço para todos, o talento se torna mais evidente independente do grau de aptidão física. 

A Dedicação

Pode ser definida como o esforço em empregar mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados. Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Sendo a Dedicação, a força a que se aplica a determinada ação, e a capacidade de manter-se focado no objetivo.

"Bernardo Faria é Penta campeão mundial e para conquistar tudo isso Bernardo se dedicou muito. Apresar de não se considerar talentoso o casca grossa, se dedicou muito ao esporte desenvolvendo um jogo prórpio capaz de vencer qualquer um!"

Leia Mais Sobre Bernardo...

Dentro do Jiu Jitsu podemos considerar a dedicação como a capacidade de destinar seu tempo a realizar atividades que aumentem a sua performance como por exemplo, treinos técnicos, rolas, musculação, alimentação, vídeo aulas, sono e tudo aquilo que você faz para que consiga melhores resultados dentro dos tatames.

Talento x Dedicação

Dentro do Jiu Jitsu os dois atributos caminham lado a lado, vimos diariamente pessoas que destoam do geral em algum desses fatores. Todo mundo conhece aquela pessoa que quase nunca aparece na academia, mas quando aparece, passa o carro em geral, e também conhece aquele que praticamente mora dentro da academia, e qualquer horário que você pise no tatame ele estará lá pronto para fazer um rolinha...

Mensurar qual dos dois atributos é o mais importante, é uma tarefa difícil, pois cada caso é único e específico, o que torna quase que impossível dizer se o lutador talentoso irá vencer o dedicado, ou vice versa.

O que podemos observar, é que uma pessoa talentosa quando não está treinada, certamente perderia o combate contra outra dedicada, pois a dedicada estaria em melhor forma física e venceria, uma pessoa dedicada, mas não talentosa, terá sempre gás para vencer o atleta talentoso mas não dedicado.

Pessoas com muito talento, quando aliam a dedicação ao seu treinamento podem conseguir resultados extraordinários! Porém essas pessoas tendem a ser mais relaxadas, por acreditarem que sua facilidade em aprender será capaz de suprir a necessidade de se praticar, e é justamente esse o principal fator que as pessoas com menor grau de talento devem observar, pois essa é a brecha que temos para vencer os talentosos.

"João e Paulo Miyao, são atletas altamente talentosos que aliaram a este talento muita dedicação, o resultado disso é incrível! Os irmãos de desenvolveram um jogo extraordinário de berimbolos e se tornaram as principais referencias no peso pena e pluma do Jiu Jitsu!" 

Leia Mais Sobre os Miyao...

Através da dedicação podemos sim vencer atletas talentosos, mesmo que a caminhada seja mais difícil, o talento não pode ser adquirido, então a única forma de vencê-lo é através da força de vontade em aprender e se superar todos os dias.

Você se considera talentoso?

Sim? Que tal aliar toda essa facilidade em aprender Jiu Jitsu a uma maior dedicação? O resultado será imediato! Procure focar no Jiu Jitsu, treinar mais e principalmente em aprender novas técnicas, assim você se tornará uma pedreira que todos terão medo de enfrentar!

Não? A única saída é dedicar-se! Já que você não é talentoso, você precisa compensar isso de alguma outra forma! Vivemos em um mundo altamente competitivo onde precisamos dar o melhor de si todos os dias, caso contrário estaremos fora do jogo antes mesmo dele ter começado.

A única forma de vencermos atletas mais talentosos é nos dedicando, afinal de contas se nos dermos o luxo de treinar pouco e não absorver conteúdo ficaremos parados no tempo...

Nós podemos te ajudar!

O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Dentro de nossa plataforma você encontrará o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como  Leandro LoBernardo FariaIrmãos Miyaodentre outros  nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas em cursos inéditos e totalmente em Português! 

Não se desespere dedique-se, seja um lutador técnico, calmo,  focado e tudo dará certo!

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores