Um Porto Seguro Chamado Guarda Fechada

Um Porto Seguro Chamado Guarda Fechada

Nos tempos atuais do Jiu Jitsu, o conhecimento e desenvolvimento dessa posição as vezes é esquecida, principalmente pelos mais jovens, sendo considerada por alguns até uma forma de “amarração  na luta”.

NÃO!!!  A guarda fechada pode ser uma arma letal com infinitos ataques no Jiu Jitsu!

Caso você discorde dessa afirmação, peço encarecidamente que veja vídeos de lutas do Roger Gracie, se não o maior competidor da história do esporte, indiscutivelmente um dos maiores! Roger tinha uma guarda fechada muito, muito, muuuuito agressiva, e os adversários quando entravam em sua guarda tinham a certeza que estariam em apuros.

 

Logo nos primeiros treinos certamente você aprendeu um dos mais básicos e eficientes ataques do Jiu Jitsu, o Arm Lock da guarda. Embora a execução pareça simples, na verdade é uma técnica muito complexa, com muitos detalhes a serem explicados.A aprendizagem desse golpe inclui uma ampla visão de conceitos básicos no Jiu Jitsu como as pegadas, a quebra de postura, movimentações de perna e quadril e etc.

Ainda nas primeiras aulas, também partindo da guarda fechada, com certeza aprendeu uma das mais básicas e eficientes raspagens, a raspagem “Tesourinha”.Controlar a pegada de braço, fugir o quadril, quebrar a postura, encontrar o centro de gravidade do oponente, utilizar as pernas como alavancas, são princípios básicos para a execução da Tesourinha, e sem dúvidas essa série de conhecimentos será utilizada para as outras infinitas técnicas que serão aprendidas no futuro.

Quando você tem o conhecimento e domínio destas posições, naturalmente estará preparado para aprender técnicas mais avançadas, além de já ter o conhecimento necessário para começar a fazer os primeiros rolas.

Uma guarda fechada não significa somente cruzar as pernas em torno da cintura do adversário, e ficar ali fazendo muita força até o fim da luta. Ao fechar a guarda e realizar as posições de ataque e domínio, seu adversário irá se cansar e se tornar mais vulnerável a raspagens e finalizações.

É muito importante que o guardeiro tenha dentro de seu arsenal de ataques da fechada variações e fintas de ataques que possam ser combinados entre si, de forma a abrir espaço de um ataque para outro. Por exemplo : partindo de uma raspagem tesourinha o guardeiro mantem a pegada de gola e volta com um estrangulamento, ou então, ao encaixar um triangulo, sue adversário postura e o guardeiro volta com um arm lock.

Outro fator importante para que o guardeiro tenha domínio dentro da guarda fechada são as pegadas. Deixar o passador á vontade por cima não é uma boa opção, o guardeiro deve fazer pegadas fortes de maneira a ter controle, principalmente do centro de gravidade do adversário, quebrando postura e estourando pegadas que possam ser utilizadas pelo passador na abertura da guarda.

É inadmissível que exista um faixa preta que não saiba fazer uma boa guarda fechada. A guarda de um lutador de Jiu Jitsu pode ser utiliza nas mais diversas situações , utilizada como  sua proteção,  seu “porto seguro”, ou até mesmo uma estratégia de luta para minar a resistência de adversários fortes.

O casca grossa Claudio Calasans juntamente com o BJJ Fanatics nos oferece um incrível curso totalmente em português com os segredos de sua guarda fechada. Ataques de finalizações como Kimura, Omoplata, Triângulo, a sua especialidade a Mão de Vaca, as mais diversas raspagens como a Tesourinha, Omoplata, Pêndulo,  dentre outras, além de puxadas e ajustes exclusivos, estão presentes neste curso!

Refine e incremente sua guarda fechada com um dos melhores nesta posição!

 

 MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

Marcadores