
Vencendo Seus Limites E Se Superando Dentro Do Jiu Jitsu
O Jiu Jitsu é sem dúvidas um dos esportes mais desafiadores. Para alguns, o Jiu Jitsu é somente uma arte marcial, para a maioria dos praticantes, é um caminho de autoconhecimento, uma forma de se aperfeiçoar a mente superando desafios e vencendo nossos próprios limites.
A essência do Jiu Jitsu está fundada em superar desafios, a máxima de Hélio Gracie é de que através da técnica adquirida no Jiu Jitsu, um lutador menor e mais fraco ganharia a capacidade vencer oponentes mais fortes. Nossos pensamentos devem ser semelhantes a isso e buscar sempre superar todos os desafios que teremos ao longo, não somente de nossa jornada dentro do esporte, mas também em nossas vidas.
É comum escutarmos amigos dizendo coisas como: “Vou parar de treinar, porque não posso mais treinar como treinava” ou “acho que vou parar, estou ficando velho e já não treino mais como antes”.
Com o passar do tempo, as prioridades e as tarefas de sua vida vão se modificando. A disponibilidade de horários, disposição física, trabalho, família, e até questões pessoais mesmo. Ao invés destes serem motivos para você parar, devem ser vistos como estímulos para você continuar. Só de estar treinando e podendo rolar todos os dias, já é uma vitória particular.
Pense, olhe em volta e perceba como é bom estar no tatame, estar treinando, apesar de suas questões particulares. Estar treinando, suando seu kimono, não é uma questão mais de vencer adversários, é uma questão de você vencer a si mesmo, superando suas expectativas, vencer seus limites, seus medos, e continuar no meio da arte suave.
Não é só de boa intenção que vive o mundo, precisamos do velho e bom sacrifício, de muito trabalho e de dedicação. Nunca devemos abandonar os treinos por motivos que devem ser estímulos para treinarmos ainda mais somente assim estaremos vencendo as nossas limitações.
No caminho do sucesso, muitas pessoas tentarão desviá-lo, mas somente com a certeza daquilo que você quer e com o foco em se manter na direção correta, as coisas realmente acontecerão. Devemos buscar treinar e vencer sempre nossos medos, nossas limitações, superando todos os nossos limites e levando uma vida mais feliz através do Jiu Jitsu! Estabeleça as suas metas, e saiba que nada será fácil se você não se dedicar!
A endorfina que um treino de Jiu Jitsu proporciona corre nas suas veias, independentemente se você ganhou ou não. Vencer sempre é bom, contudo a maior vitória já é o fato de você estar de kimono nos tatames. Treine, não desista! Seu mestre sabe e imagina seu esforço em estar ali, somente você sabe quais são as suas “guerras particulares” em estar dentro do tatame.
Se seu joelho impede movimentos, ou outros problemas, incremente e troque seu jogo. Conheça novas posições e veja quais se enquadram de acordo com as suas limitações e assim o Jiu Jitsu renasce em você. Se reinventar na arte suave é muito desafiador e estimulante. Um bom praticante de sempre é capaz de se adaptar a novas posições e movimentos e nunca há de abandonar nosso esporte!
Cada pessoa adapta seu corpo, seu condicionamento e seu biótipo a um estilo de luta, o que você precisa fazer é adaptar novas posições, introduzindo no seu jogo posições nas quais você se sinta confortável.
Não quer dizer que se uma posição não funciona para você ela é ruim, deve-se estudar e treinar todos os estilos e ver qual melhor se enquadra ao seu perfil!
Acrescentando essas novas posições de acordo com sua condição física e ao seu biótipo, de maneira que elas se adequem perfeitamente ao seu jogo.
Lembre-se, no Jiu Jitsu não existe certo ou errado, mas sim aquilo que é bom para você ou não! então você deve estudar os diferentes estilos de luta e incrementar em seu jogo aqueles que mais adequarem ao seu jogo!
O BJJ Fanatics pode te ajudar a evoluir tecnicamente! Nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!
Nosso site possui cursos com atletas como Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Leandro Lo, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)
A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)