Por Que Existem Pessoas Que Não Conseguem Vencer Finais De Campeonatos De Jiu Jitsu?

Por Que Existem Pessoas Que Não Conseguem Vencer Finais De Campeonatos De Jiu Jitsu?

Pode parecer clichê dizer que também no Jiu Jitsu existem pessoas que são assoladas com o “fantasma do vice campeonato”. Hoje traremos uma discussão sobre esse assunto tão comentado no mundo do futebol para o universo do Jiu Jitsu.

Recentemente, após o Mundial Nogi, trouxemos uma postagem falando do Vice campeonato, se deveríamos comemorar ou lamentar, a conclusão desse post é que um vice campeonato é motivo de orgulho e deve ser comemorado sim, afinal de contas chegar em segundo lugar em um grande evento como o Mundial Sem Kimono é uma grande conquista, pois não é nada fácil chegar até uma final de um campeonato desse porte.

Contudo, hoje traremos esse mesmo assunto, mas com outro ponto de vista. O que fazer quando não conseguimos vencer nenhuma final de campeonato, e sempre saímos com o Vice campeonato?

Bem, no exemplo anterior trouxemos um caso específico, de uma frustração em apenas uma final de campeonato, e por isso essa “derrota” não podia ser vista com maus olhos e deveria ser celebrada. No caso de hoje, estamos falando de repentinas derrotas em finais de campeonatos de Jiu Jitsu.

Veja essa situação:

“Era meu décimo campeonato. Era sempre a mesma história eu ganhava de todo mundo nas lutas classificatórias mas quando chegava na final eu sempre perdia. Me sentia confiante, seguro e sabedor que para um faixa azul eu já tinha um nível técnico bom e uma certa experiência. Era mais uma chance de fazer diferente.  Dessa vez eu ia conseguir me sagrar campeão. Primeira luta finalizei com um belo arm-lock com sucesso. Segunda luta  finalizei no arco e flecha. Vamos à final! Mais uma derrota, um sonoro 12 x 0! para o meu adversário...”

Difícil sempre será, essa sensação de derrota. Perder nos tatames ou na vida sempre é difícil. Ainda mais quando isso já aconteceu 10 vezes, e a história aprece se repetir como em um filme, realmente isso é uma sensação terrível, parece que a sua auto estima vai lá no chão e você pensa até em desistir....

Porém você deve ser forte! O grande responsável pelo seu sucesso é você mesmo, nessa situação de derrotas em finais de campeonatos, saiba que a melhor pessoa para mudar esse destino nas próximas ocasiões é você mesmo.  Derrotas acontece, adversários sinistros existem, mas quando você consegue lutar bem em todas as lutas mas quando chega nas finais sempre dá errado , provavelmente é a sua cabeça que não está te deixando ser campeão.

Como no post anterior nós falamos, ninguém cai em uma final de um grande campeonato de “paraquedas”, se você sempre chega até lá é porque você tem qualidade técnica suficiente para ser campeão, mas a sua cabeça nunca te deixa alcançar tal êxito.

Nesse caso você deve se preocupar em fazer um trabalho psicológico para conseguir superar essa barreira criada por você mesmo. Temos que estar preparados para ter a maturidade de aprender com as derrotas, nos deixando mais forte. Saiba exatamente o que você pode doar de si e dê sim o seu máximo, mas não se cobre além do limite. Pois essa auto cobrança exagerada não vai te fazer crescer.

Não se sinta envergonhado diante de repentinas derrotas em finais, pois só existe derrota quando você desiste de lutar! Lute porque você gosta e se diverte, e não porque está pressionado a trazer bons resultados. Sua mente precisa de positividade. Se você não teve êxito, não baixe a cabeça. Procure melhorar o seu psicológico e aprender mais Jiu Jitsu!

Nós podemos te ajudar!

O BJJ Fanatics pode te ajudar a evoluir tecnicamente! Nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade! 

Aprenda conhecimento técnico, treine Jiu Jitsu e persista, não tem como dar errado, se na primeira competição der errado, acredite no seu esforço e continue insistindo que a sua medalha de ouro uma hora irá chegar!

Nosso site possui cursos com atletas como Bernardo FariaCláudio CalasansEduardo Tellesdentre outros.  Não deixe de conferir nosso conteúdo! 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

      

 

Marcadores