X Close
Your Cart
Keep Shopping
Você Já Descobriu Qual É O Seu Jogo Dentro Do Jiu Jitsu?

Você Já Descobriu Qual É O Seu Jogo Dentro Do Jiu Jitsu?

Pode-se se dizer que essa é uma das maiores preocupações de alguns Jiujiteiros. Eles ficam inquietos para descobrir em qual posição ele se sente mais confortável se é passando ou fazendo guarda.

Muitos se perguntam: “É melhor ser passador ou guardeiro?” E a resposta para esse questionamento é: “ Depende”.  Porque no Jiu Jitsu não existe uma cartilha pronta dizendo como um praticante deve proceder para ser guardeiro ou passador.

Por mais que um lutador deva ser completo saber desenvolver o seu jogo a partir das duas posições é importante definir e descobrir em qual das duas ele tem preferência de utilizar em suas lutas.

Sempre haverá uma posição que ele se sentirá mais confortável e ao defini-la o ajuda a trabalhá-la com mais eficiência. E geralmente nos primeiros treinos de Jiu Jitsu o praticante já começa a demonstrar sinais de qual será o seu estilo de luta.

O primeiro ponto a ser ressaltado é que não é uma regra, mas o biotipo de cada atleta pode influenciar, e muito, no tipo de jogo que ele exercerá. A divisão mais usual se da entre duas categorias: os passadores e os guardeiros. Mas há muitos atletas que desenvolvem bem o seu jogo a partir das duas posições principais, no entanto não é o que ocorre na maioria dos casos.

Guardeiro

Se pararmos para pensar e tirar como referência alguns guardeiros como Irmãos Miyao, Caio Terra e Irmão Mendes, por exemplo, é possível observar que eles possuem geralmente corpos mais longilíneos, braços e pernas alongados, possuem uma flexibilidade imensa. Para ser guardeiro o atleta deve ser mais técnico, isso não é uma regra, mas por vezes pode sofrer uma grande pressão por estar em baixo e precisa usar a técnica para se livrar dessas posições que são mais desconfortáveis.

Os Irmãos Miyao são uma das maiores referências de guardeiros da nova geração do Jiu Jitsu.  Os gêmeos  frazinos descendentes de japoneses, João e Paulo Miyao,  nasceram em uma cidade no interior do Paraná maslargaram tudo para viver do Jiu Jitsu. Donos de uma flexibilidade fora do normal, adptaram seu jogo de guarda e se tornaram verdadeiros mestres no berimbolo, uma posição um pouco complexa que vem sido utilizada por vários atletas da atualidade, mas que ao mesmo tempo necessita de uma familiaridade com a guarda e com movimentos específicos do Jiu Jitsu para ser executado.

Veja um pouco desta brilhante técnica muito utilizada pelos guardeiros Paulo e João Miyao

Passador

O passador já tem um biotipo diferente do guardeiro, na maioria das vezes os passadores de guarda tem corpos menores e são mais “socados”, seus braços e suas pernas são mais curtos, e são conhecidos pela força, pressão que conseguem impor.

Rodolfo Vieira define muito bem essas características, por isso é considerado um dos melhores passadores da história do Jiu Jitsu. O atleta da GF Team tem um jogo forte, e já passou varias das guardas que são muito temidas no mundo do BJJ. Sua pressão monstruosa é sua marca registrada e ele bota medo aonde ele chega.

Mas essas características não são regras, são apenas um norte para identificar onde o praticante terá mais facilidade de trabalhar. Mas há alguns atletas que contrapõem esta ideia e contrariam tudo que falamos, por exemplo, Bernardo Faria e Leandro Lo.

Bernardo Faria

Essa fera é um ponto fora da curva ele é mais conhecido por sua meia guarda infalível, mas tem uma habilidade incontestável de passar guardas como ninguém, colocando um pressão inigualável.

Leandro Lo

Seguindo essa linha de raciocínio, Lo é um dos atletas mais versáteis do mundo do Jiu Jitsu sendo quase impossível definir onde ele atua melhor se é fazendo guarda ou se é passando.

Leia Mais Sobre Leandro...

Nem todos nós conseguiremos definir nosso estilo de luta nos primeiros anos no Jiu Jitsu, na verdade o melhor a se fazer e abrir a mente para absorver o máximo de conhecimento possível tanto das guardas quanto da passagem, para depois começar a fechar a mente e focar mais em uma das duas áreas, nunca deixando de trabalhar as duas, pois ambas são importantes. Mesmo você sendo guardeiro, haverá vezes que precisará passar uma guarda e se é passador talvez uma hora vá precisar fazer uma guarda.

Lutas são sempre uma incógnita, por mais que você possa prever o jogo do seu adversário você nunca tem 100 % de certeza do que acontecerá então e melhor prevenir e estar afiado em todas as posições.

Foque nas suas falhas, descubra onde você mais erra e tente melhorar, preocupe-se em saber os detalhes da posição, entender sua mecânica e saber como e porque ela funciona, preocupe-se também mais com o básico do que com o avançado, domine o tradicional primeiro pois esse golpes básicos o acompanharão por toda sua carreira dentro da arte suave.

A melhor maneira de definir qual jogo encaixa melhor ao seu estilo é treinando Jiu Jitsu. Outra maneira que pode te ajudar a se encontrar dentro do BJJ é se espelhar nos jogos de atletas que tem o mesmo biotipo que o seu.

Dê muita ênfase a parte técnica, fique sempre atento as explicações de seu professor, procure sempre estudar Jiu Jitsu, aprimore as técnicas que já sabe e descubra novas, isso é de suma importância para consolidar seu jogo e ter sucesso dentro do Jiu Jitsu.

 

Quer aprender com os melhores e descobrir qual o melhor jogo para você?

Se você ainda não definiu seu jogo, ou se já definiu e quer dar um up grade nele, o site do BJJFanatics vai te ajudar!!

Nele você encontra o verdadeiro arsenal das técnicas mais variadas dentro do Jiu Jitsu. Nossa plataforma disponibiliza para você uma gama de posições que vai desde passagens, guardas e até berimbolo.E são feras como Rodolfo Vieira,, Bernardo Faria Leandro Lo, Irmãos Miyao serão seus professores e irão contar a você todos os segredos de seus jogos sólidos que os fizeram campeões.

Não perca mais tempo... adquira logo o seu e torne-se também um atleta de sucesso!!!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos