X Close
Your Cart
Keep Shopping
Há 116 Anos Nascia Carlos Gracie, O Mestre De Hélio

Há 116 Anos Nascia Carlos Gracie, O Mestre De Hélio

Carlos Gracie, nascido em 14 de setembro de 1902, na cidade de Belém,  Pará, e falecido em 7 de outubro de 1994 aos 92 anos em Petrópolis, Rio de Janeiro, era filho de Gastão Gracie e aluno de Mitsuyo Maeda, ele é considerado um dos criadores do Brazilian Gracie Jiu-Jitsu (BJJ) e o precursor dos lutadores que tornaram a família Gracie mundialmente famosa. Seu aluno mais famoso foi seu irmão mais jovem, Hélio Gracie.

Na última sexta feira, 14 de setembro, completaram-se 116 anos desde o nascimento de Carlos, nesse post recordaremos um pouco da história desta Lenda do nosso esporte!

História

Carlos Gracie era um dos mais velhos filhos de Gastão e certamente o mais enérgicos dos irmãos. Sua hiperatividade era tão grande que, quase que diariamente, recebia broncas e puxões de orelha de seu pai, no entanto, fora de casa, não aceitava a imposição de qualquer um. Dono de uma personalidade forte, enfrentava os garotos na rua que zombavam da sua aparência franzina.

Devido a seu forte temperamento, os pais de Carlos o estimularam à prática da arte marcial como forma de inquietar o garoto. Carlos era de estrutura física desvantajosa para combates corporais e encontrou no Judô Kodokan Kano Jiu-Jitsu um meio de obter auto-estima e realização. Foi então com Conde Koma que Carlos teve o primeiro contato com a arte que mudaria sua vida para sempre. 

Após 5 anos de treinamento junto de Conde Koma, aos 19 anos, Carlos  teve que se mudar para o Rio de Janeiro com sua família. Seus primeiros anos foram difíceis e Carlos ficou incialmente afastado do Jiu Jitsu. Seu espírito de samurai não o deixava em paz, e acreditando no potencial transformador do Jiu Jitsu fundou a primeira escola de Gracie Jiu Jitsu, na cidade do Rio de Janeiro.

Seus irmãos Oswaldo e Gastão eram seus assistentes e seu irmão menor Hélio, inicialmente era proibido de praticar o esporte apenas acompanhava do lado fora, já que Carlos não o permitia treinar por conta de seu aspecto físico franzino. Hélio aprendia somente de forma teórica, através da observação dos treinos de seus irmãos. Mais tarde, Hélio foi permitido treinar, se tornou o principal aluno de Carlos e disseminador do esporte no mundo.

Desafios

Disposto a consagrar o Jiu Jitsu, Carlos iniciou a tradição dos desafios Gracie, eventos onde ele convidava lutadores da época para combates sem limites de peso ou tempo no intuito de atrair a mídia e formar uma tradição familiar de grandes lutadores.

Carlos foi responsável por lutas célebres, sendo a última delas contra Rufino, em 1931, e outra no Rio de Janeiro, contra o capoeirista Samuel.

A mais famosa, foi contra o japonês Geo Omori, em 1924, o japonês se proclamava representante do Jiu-Jitsu japonês. Nesse combate  foi o que mais marcou sua a carreira de Carlos, onde ele encaixou uma chave no braço do adversário mas o mesmo não bateu, então Carlos quebrou o braço do adversário que não se abalou e mesmo assim aplicou uma queda no Gracie, a luta terminou empatada e ambos reverenciados.

Legado

Carlos deixou, um vasto legado para a comunidade do Jiu Jitsu. Carlos foi o precursor da eficiência do Jiu Jitsu, ao se mostrar capaz de derrotar adversários vinte e até trinta quilos mais pesados.

Como aluno de Carlos, o principal difusor do esporte, Hélio, buscou adaptar os movimentos de acordo com seus atributos físicos e aprendeu a maximizar a alavanca, assim minimizando a força que seria necessária para executar as técnicas, onde um praticante menor e mais fraco ganharia a capacidade de se defender e até derrotar oponentes mais fortes  e ao longo dos anos, o esporte foi então se moldando em direção ao Jiu Jitsu Brasileiro que conhecemos hoje.

Mais do que isso, como precursores do novo estilo de luta, os Gracie conseguiram modificar a nacionalidade de uma luta  e hoje o Brazilian Jiu Jitsu é o estilo dessa arte marcial mais praticado no mundo, até mesmo no Japão.

O conhecimento dos Gracie foi disseminado e aprimorado, hoje em dia o Jiu Jitsu é uma Legião Mundial!  Nosso site conta com os melhores guerreiros dessa legião! Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com os estes caras, atletas como Rodolfo VieiraBernardo FariaCláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros, nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

 

 O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos