A História Da Cigarra E Da Formiga Aplicada Ao Jiu Jitsu

A História Da Cigarra E Da Formiga Aplicada Ao Jiu Jitsu

Hoje iremos te recordar um dos contos de fábulas que certamente você se deparou em algum momento de sua infância, e que se aplica perfeitamente há algumas situações dentro da arte suave. Estamos falando do conto entre a Cigarra e a formiga.

Você deve estar se perguntando, “Mas, isso aqui é uma página de casca grossas, o que esse conto infantil tem haver com Jiu Jitsu?!”, iremos te explicar perfeitamente como esse conto infantil muito se assemelha a uma situação anual dentro do nosso esporte, A GRADUAÇÃO!

Relembrando o conto...

A Cigarra e a Formiga (O Gafanhoto e Formiga no original) é uma das fábulas atribuídas a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine.

A Cigarra e a Formiga

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiga, que carregava uma folha pesada, perguntou:

– Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!

– Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno.

Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.

Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.

A cigarra então aconselhou:

– Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!

A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.

Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.

A rainha das formigas falou então para a cigarra:

– Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.

A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:

– Hum!! O inverno ainda está longe, querida!

Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.

Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.

A cigarra, esfomeada e enregelada, foi a casa da formiga e implorou humildemente por algo para comer.

–  Se você tivesse ouvido o meu conselho no Verão, não estaria agora tão desesperada. Preferiu cantar e tocar violão?! Pois agora dance!

E dizendo isto, fechou a porta, deixando a cigarra entregue à sua sorte.

Moral da história: Não penses só em divertir-te. Trabalha e pensa no futuro!

Aplicando o conto ao Jiu Jitsu

Dentro do tatame é exatamente a mesma coisa! Quantas vezes vemos aquele cara que passa boa parte do ano na farra, em baladas, na praia, e sempre com alguma desculpa para não estar treinando, mas quando chega o final do ano somente pelo fato de ter o mesmo tempo de  faixa que o seu companheiro acredita que deve graduar?

Certamente você conhece muitas pessoas que acreditam que priorizando o Jiu Jitsu somente em momentos específicos terão os mesmos resultados que aqueles que trabalharam duro durante o ano inteiro. Isso não pode acontecer! 

A fábula também nos mostra que assim como a formiga, todos nós temos momentos de fraqueza em que desanimamos e somos influenciados por amigos que querem nos tirar do nosso foco em trabalhar, mas que podemos dar a volta por cima e trabalhar duro para conquistarmos nossos objetivos!

Uma pessoa que realmente merece uma mudança de faixa deve fazer jus aquela faixa, deve ter trabalhado duro para conquistá-la, não é somente se divertir, se esbaldar durante uma temporada inteira e chegar no final do ano batendo na porta da academia para requisitar sua faixa é mole...  Assim como a cigarra você levará um “NÃO!” e ficará entregue a sorte...

O conhecimento técnico é fundamental para àqueles que querem não só mudar de faixa mais rápido, mas também melhorar sua qualidade no Jiu Jitsu!

O BJJ Fanatics, pode te ajudar, contribuindo para que você tenha mais conhecimento e consequentemente mereça a faixa que estará usando! Nosso site contém o melhor acervo de cursos online totalmente em português, com os melhores atletas do Jiu Jitsu!

Disponibilizando o mais exclusivo e completo conteúdo com atletas como  os Irmãos MiyaoBernardo FariaCláudio Calasans, Robson Mau Mau, dentre outros, que nos nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas! 

Não deixe de aproveitar essa oportunidade de aprender com os melhores do Jiu Jitsu Mundial!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

  

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores