X Close
Your Cart
Keep Shopping
Você Sabe As Diferenças Entre As Regras Das Federações de Jiu Jitsu?

Você Sabe As Diferenças Entre As Regras Das Federações de Jiu Jitsu?

No Jiu Jitsu, uma das coisas mais difíceis de encontrarmos é alguém que domina perfeitamente o conhecimento do complexo e controverso sistema de regras. Isso acontece, não somente por desinteresse dos atletas, mas também, pelo grande número de federações e organizações que adaptam e modificam as regras de acordo com seus interesses.

Cada organização adapta as regras de acordo com o torneio. A IBJJF, principal órgão regulador do esporte disponibiliza um livro de regras que vigora em todas as suas competições, as outras organizações basicamente, adaptam essas regras de acordo com o seus interesses, modificando restrições de golpes, tempo de luta, vestimenta e etc...

Para os atletas que estão acostumados a lutarem diversos campeonatos de diversas organizações se torna complicado saber o que é valido e o que não é, principalmente quando lutam eventos de lutas casadas e também torneios no estilo Gram Prix.

Um exemplo recente disso foi na luta entre Vagner Rocha e Augusto Tanquinho, onde Vagner cobriu a boca de tanquinho com sua mão (ato permitido de acordo com as regras do evento),  contudo  a ação de Vagner gerou revolta na internet pelo fato da maior parte do público não saber se era um golpe permitido ou não...

Outro exemplo foi a participação de Rodolfo Vieira e Mahamed Aly em um campeonato, no qual as lutas foram divididas em 3 rounds e a pontuação era bem parecida com a de lutas de MMA. Para os atletas que estavam cientes das regras antes de começarem a luta, tudo bem, mas e para o publico, que fica totalmente á parte, sem saber o que é permitido aos atletas e como é a forma de pontuação? 

Leia Mais Sobre Rodolfo...

 A UAEJJF (Federação de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi), certamente é a organização que vem ganhando mais espaço no universo do Jiu Jitsu. Na medida em que esta vem conquistando seu espaço, ao mesmo tempo vai impondo suas regras e adaptações e se torna cada dia mais diferente da IBJJF.

Recentemente ocorreu no Rio de Janeiro uma importante etapa da organização, foi o Grand Slam do Rio de Janeiro, o evento com um formato que seguiu os padrões da federação árabe deixou alguns atletas e professores surpreso diante de tantas diferenças. Diante disso separamos 7 grandes diferenças entre as regras que vigoram na Federação de Abu Dhabi e as da IBJJF.

Confira!

Tempo de Luta

Diferentemente da IBJJF o tempo de duração das lutas desta federação é de maneira geral menor. Um exemplo disso, são as lutas da categoria adulta nas faixas marrons e preta, que na IBJJF são de 8 e 10 minutos na IBJJF enquanto na UAEJJF é de 6 minutos, a organização diz que opta por um tempo de luta menor para tornar a luta mais dinâmica e evitar que os atletas fiquem “amarrando”. 

Comandos Verbais

Nesta organização os comandos verbais não são pronunciados em português como estamos acostumados a escutar. O “Combate!”, “Parou!”, “Lute!”, e “Falta!” são substituídos por “Fight!”, “Stop!” e “Foul!”, onde Foul é utilizado tanto no caso do “Lute!”, quanto no “Falta!”.

Faixa de Identificação

Independente das cores dos Kimonos na UAEJJF um dos atletas sempre utiliza a faixa vermelha (diferentemente da Verde e Amarela, tradicionalmente utilizada pela IBJJF), que serve como a única referência de marcação de pontos punições e vantagens pelo o árbitro.

Repescagem e Disputa De Terceiro Lugar

Enquanto na IBJJF os perdedores das semi-finais são automaticamente cclassificados como “terceiros” colocados, o sistema da UAEJJF faz uma repescagem, na qual é criada uma nova chave onde são inclusos além dos perdedores das semi-finais também os perdedores das quartas de  final fazendo um “torneio paralelo” onde somente um atleta será condecorado com a terceira colocação. Esse sistema de repescagem nem sempre é utilizado pela federação, somente ocorre em chaves específicas, contudo a disputa de terceiro sempre ocorre.

Ausência De Absoluto

Aos amantes do Jiu Jitsu acostumados a aguardar ansiosamente pelas disputas do absoluto, não tem o privilégio de ver tal disputa nos principais eventos desta organização. Isso ocorre porque nos principais eventos da UAEJJF todas as categorias da classe adulta recebem premiação em dinheiro contemplando o público com excelentes lutas além de uma grande quantidade de lutas aos atletas. Contudo nos eventos menores a organização costuma realizar 2 absolutos por faixa, até 77Kg e até 110Kg.

Regras Antigas IBJJF

De tempos em tempos a IBJJF atualiza seu livro de regras, incluindo novos artigos e modificando outros. A ultima atualização passou a vigorar a partir de 2 de julho de 2018, automaticamente a maioria das federações acompanharam as mudanças, mas a UAEEJJF não. A Organização árabe optou por não modificar suas regras e mantém as regras “antigas” em vigor.

Pesagem

Atletas profissionais e amadores estão a todo tempo buscando a boa forma para estar com o peso adequado para seu biotipo. Diferente das mais tradicionais, o critério de pesagem da UAEJJF se modificou, tradicionalmente vemos os atletas se pesando com o traje que irá lutar, ou seja, kimono e faixa.

Neste ano muito mudou, a federação passou a aceitar que os atletas se pesem  com bermuda e camiseta, no dia anterior a sua luta ou no mesmo dia da luta em horas específicas determinadas pela organização. Além disso, a organização divide as categorias de peso de maneira diferente da IBJJF e além disso, restringe limite de peso na ultima categoria, no masculino vai até 110Kg por exemplo.

Não para por aqui... Muitas são as diferenças nas regras entre as diversas federações de Jiu Jitsu pelo mundo á fora, é papel do atleta está sempre ligado nessas diferenças para que não seja prejudicado durante a luta por desconhecimento de alguma regra. 

O BJJ Fanatics está sempre ligado em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu trazendo as principais notícias para você através de nosso Blog, continue acompanhando nossas postagens!

Além disso nosso site possui um acervo de conteúdo técnico  disponibilizado através de incríveis cursos com os maiores atletas e professores da atualidade!

Dentro de nossa plataforma você encontrará o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como Leonardo SaggioroBernardo FariaCláudio CalasansLeandro Lo, dentre outros nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas em cursos inéditos e totalmente em Português! 

 Aproveite!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos