No Jiu Jitsu Nunca Se Perde, Ou Vencemos Ou Aprendemos!
As artes marciais transcendem os ensinamentos de esportes “comuns” nos ensinando não somente técnicas e contribuindo para nosso bem estar físico e mental. Um dos principais papeis das artes marciais, em nosso caso do Jiu Jitsu, é colaborar com ensinamentos de valores que carregaremos por toda nossa vida!
Senso de disciplina, hierarquia e respeito. O Jiu Jitsu exige respeito, pedir licença ao entrar e sair do tatame, seguir as instruções do professor e aprender sobre hierarquia, contribuindo para a formação humana e de respeito ao próximo.
Qualidade de vida e bem estar físico. O Jiu Jitsu não trabalha apenas o nosso corpo, além de ser uma atividade física, trabalha também a com a nossa mente. E como todos sabemos, mente sã significa corpo são!
Esses conceitos são apenas uma amostra dos inúmeros benefícios que essa arte marcial pode nos proporcionar. Hoje iremos te falar de uma das principais premissas do nosso esporte, que dá título a esta postagem, “No Jiu Jitsu nunca se perde, ou vencemos ou aprendemos!”
Quando entramos em uma competição, estamos diante de inúmeras incertezas... Será que eu vou conseguir viajar para o campeonato? Será que eu vou conseguir lutar bem? Será que meu adversário é muito forte? Etc.. etc..
Isso é comum, todos nós estamos saindo da nossa zona de conforto e estamos nos testando, nesse momento a única e maior certeza que temos é uma “após a competição estaremos mais fortes”. Mas, como assim?
Imagine um samurai voltando de uma batalha...como você acha que ele está nesse momento? Exausto, cansado, com a sensação de que deu tudo de si, preocupando-se em estar melhor que ontem e que na próxima batalha consiga chegar ainda mais forte!
No Jiu Jitsu é a mesma coisa, quando entramos em uma competição, algumas cosias acontecem e estas servem como parâmetros para saber como anda o nosso desenvolvimento técnico e também nossos sentimentos internos diante de situações de perigo.
Quando pisamos naquele tatame estamos cientes que entre você e seu adversário saíra apenas um vencedor, por conta disso sabe que nesse momento deve dar o melhor de si para vencer esse desafio. A partir dai existem 2 caminhos.
A vitória
Quando vencemos a luta estamos em completa sensação de êxtase, ter o braço erguido pelo árbitro sem dúvidas é uma das melhores sensações que você sentirá em sua vida! É para isso que treinamos todos os dias, é para isso que abrimos mão de tantas coisa, é com isso que sentimos satisfação, aquele sentimento de que vale a pena, que estamos seguindo o caminho certo, que o dever foi cumprido.
Por conta disso, naturalmente já estamos mais fortes, nosso Jiu Jitsu passa a ser mais respeitado, nossa confiança aumenta e a única coisa que pensamos é em lutar de novo e sentir essa sensação novamente!
A Derrota
Não importa, se você foi finalizado com 10 segundos, se você tomou um amasso de 20 a 0 ou perdeu por uma vantagem, quando você perde você está chateado e essa derrota só aconteceu porque você errou alguma coisa.
O passo mais importante nesse momento é reconhecer a sua derrota. Em uma competição, erros são fatais, identificar nossos erros é um ato de humildade e reconhecimento de que temos que melhorar.
Qual foi o motivo da sua derrota? Você estava nervoso? Não conseguiu colocar seu adversário na sua guarda? Tomou uma queda e ficou desestabilizado? O cara era muito forte?
Inúmeros podem ser os motivos daquela derrota. Neste momento é hora de você parar e pensar o que de fato aconteceu, e o que você deve melhorar para não ser mais derrotado devido ao mesmo motivo.
Admitir uma derrota significa aprender com os próprios erros e aceita-la te ajudará a amadurecer para as próximas competições. Busque a evolução e tenha certeza de que quanto mais focado você estiver maior serão suas chances de vitória! Continue tentando!
Não importa o que ocasionou a derrota, não deixe que isso o impeça de continuar fazendo o que ama. Os principais atletas já passaram por essa situação e deram a volta por cima,todos nós enfrentaremos as derrotas e os fracassos em um ponto da vida, o importante é como você irá reagir ao fracasso e dar a voltar por cima.
O BJJ Fanatics possui verdadeiras enciclopédias do Jiu Jitsu, todas elas elaboradas pelos melhores e mais vitoriosos lutadores da atualidade! Rodolfo Vieira, Leonardo Saggioro, Bernardo Faria, Cláudio Calasans e Leandro Lo , são exemplos de lutadores que certamente sofreram em algum momento de suas carreiras com derrotas mas aprenderam com estas, deram a volta por cima e se tornaram os Gênios que são!
Não deixe de aproveitar essa oportunidade de conhecer nossos cursos totalmente em português, se tornar um lutador ainda mais completo e voltar para os próximos campeonatos com um jogo ainda mais técnico e agressivo!
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)
OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)