Vagner Rocha “Tapa Boca E Nariz” De Augusto Tanquinho E Gera Revolta Na Internet

Vagner Rocha “Tapa Boca E Nariz” De Augusto Tanquinho E Gera Revolta Na Internet

Vagner Rocha e Augusto Tanquinho se encontraram em 12 de outubro, na cidade de Miami, nos Estados Unidos, pelo evento Fight 2 Win 89. Sendo esta, considerada a luta mais importante da noite, por colocar frente a frente Augusto Mendes classificado número 2 no mundo na categoria até 66 kg, e Vagner Rocha, o número 4 na divisão até 77 kg, de acordo com ranking da Flograppling.

A disputa sem kimono foi realizada sob as regras padrões do evento e todos os tipos de submissões estavam permitidas, golpes como “cruzada para dentro”, chave de calcanhar e até “mão na boca” eram regulares.

Vagner Rocha já havia lutado contra Augusto em outra ocasião, pelo ADCC em 2011, onde Tanquinho levou a melhor. Nessa revanche, em 12 de outubro, Vagner conseguiu vingar-se de Augusto com domínio completo e uma vitória absoluta.

O brasileiro Vagner Rocha dominou completamente o combate e se sagrou campeão. Contudo, um fato relevante marcou a disputa, foi na hora me que Vagner estava grampeado nas costas de Tanquinho e buscando abrir espaço para encaixar o mata-leão asfixiou o o atleta da Soul Fighter pressionando nariz e boca em um movimento proibido de acordo com as normas tradicionais do Jiu Jitsu de acordo com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

O episódio ganhou grande repercussão na ultima terça feira, 6 de outubro, após a página do Instagram do Flograppling (canal de transmissão de lutas) divulgar o vídeo onde Vagner com sua mão espalmada tapa a boca de seu adversário. Em menos de 30 minutos já haviam mais de 600 comentários sobre a polêmica. Em meio a mensagens de críticas e apoio apareceram 2 que geraram grande repercursão.

 

 

Roberto Cyborg, demonstrou apoio á Vagner, respondendo uma mensagem na qual tirava o mérito da vitória de Vagner, veja:  “Nao estamos falando de mérito, nem de ser bonito, não precisa ser, isso é Jiu Jitsu, a posição é eficiente e legal neste evento, o nível desta luta é elevadíssimo, se trata de uma guerra entre os melhores do mundo. São Dois profissionais, aí é porrada, tá valendo um cinturão, não é pra qualquer um. Em alguns eventos bate estaca é permitido, chave de calcanhar que arranca o joelho do cara fora é de boa, agora Cross face e asfixia sao grosseria? Temos q repensar isso Ae. Posição forte e eficiente. Ao invés de críticas à galera tinha que tentar a posição, que é muito boa e eficaz. Com todo respeito. Sem nutelagem galera. Por favor!”

Em contra partida Fabrício Werdum, comentou “Esse cara merece um tapão na cara!”, referindo-se a Vagner. O lutador se defendeu e respondeu á Werdum  “então se fosse “um zé ninguém” vc estaria de acordo? Meu amigo, eu respeito tanto o @tanquinhojj quanto qualquer outro atleta de qualquer nível professional! Tanquinho é brother e houve uma harmonia mutual logo após a luta! Mas luta é luta! Não tapei respiração do cara do nada, houve uma sequência de movimentos até eu ter chegado lá ! Uma tática para fazer ele entrar em pânico e mexer no metal dele! Assim como jogo de xadrez! Cada passo planejado! Tá tranquilo, te preocupa não ainda sou seu fã kkk”

A polêmica ainda está rolando e parece que não acabará tão cedo...

O que concluímos diante desse acontecimento é que muitas vezes vemos eventos de Jiu JItsu que tentam inovar quebrando as regras tradicionais e por conta disso lutadores mais inteligentes utilizam dessas regras pouco restritivas, para conquistarem certa vantagem sob seus adversários.

É dever de todo atleta antes de lutar qualquer evento verificar o edital do mesmo e observar as regras, tanto de golpes permitidos como vestimenta e tempo de luta, para que não sejam surpreendidos durante a luta.

O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz pra você através de nosso Blog as melhores novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Leonardo SaggioroBernardo FariaCláudio CalasansLeandro Lodentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores