X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Jiu Jitsu Introduzido Na Segurança Pública Como Defesa Pessoal

O Jiu Jitsu Introduzido Na Segurança Pública Como Defesa Pessoal

Quando buscamos a história do Jiu Jitsu na India e no Japão, vemos que nos primórdios da arte suave seu intuito era o combate físico, onde era utilizada por samurais em batalhas nos campos de guerra. O Jiu Jitsu era uma arte marcial que deveria ser utilizada pra momentos ruins!  Quando um guerreiro perdia suas armas e não tinha mais recursos para se defender, utilizava dessa técnica secreta, onde poucos tinham domínio.

A partir da disseminação da arte com Conde Koma e Hélio Gracie, o Jiu Jitsu tomou outro rumo, seguindo o caminho esportivo e saindo um pouco do foco de arte de combate. Hélio queria provar a todos que o Jiu Jitsu era a mais superior das artes marciais, com isso sua prática tornou-se mais esportiva.

Contudo, lembramos que a essência do Jiu Jitsu é a batalha! Sua técnica quando conhecida torna o praticante um verdadeiro samurai!

Jiu Jitsu utilizado na segurança pública

Muito utilizado pela polícia nos Estados Unidos e obrigatório nos Emirados Árabes, o Jiu Jitsu ganhou vez nas forças armadas ao redor do mundo. Também forte em Adu Dhabi, o Jiu Jitsu é obrigatório nas escolas, além das técnicas serem ensinadas nas forças armadas e também polícia dos Emirados Árabes demonstrando assim que o Jiu Jitsu ainda é utilizado como ferramenta de defesa pessoal até os dias atuais.

Em Poços de Caldas, Minas Gerais, a arte acaba de ser introduzida através de um curso de defesa pessoal, voltado para os agentes de trânsito. Ao todo, 17 agentes estão sendo capacitados, através de um curso ministrado pelo cabo da polícia militar Jean Marcelo Gonçalves, faixa preta em Jiu Jitsu e especialista em defesa pessoal.

O curso terá 36 horas de duração e foi idealizado para que os servidores possam desempenhar as atribuições com mais segurança. “Os agentes estarão preparados para avaliar a proporcionalidade da resposta a uma situação de iminente risco físico, com o intuito primordial de garantir a integridade física dos cidadãos e também de si próprio”, diz o instrutor do curso.

Sabemos que o aprendizado da arte é algo que envolve muitas horas de tatame e um conhecimento aprofundado demanda muito treinamento e prática, contudo, o simples fato da arte ser estudada neste minicurso pelos agentes já será um diferencial em relação aos leigos da arte suave.

Saber dar uma baiana ou ajustar um mata leão são elementos básicos para um praticante de Jiu Jitsu e podem te salvar não só nos campeonatos, mas também como defesa pessoal. O conhecimento de golpes básicos como esses, poderá ser o diferencial em uma situação cotidiana, principalmente para agentes de segurança publica, como os agentes de transito mencionados anteriormente.

Saber imobilizar o oponente em uma situação real de combate é de extrema importância para qualquer pessoa. Obviamente devemos buscar a evolução do Jiu Jitsu, que vai além da defesa pessoal. Porém, assim como em tudo na vida, não podemos esquecer as nossas raízes. O conhecimento é o ponto chave para a evolução, e para nós, fanáticos pelo Jiu Jitsu, devemos buscar sempre adquirir novas técnicas e conhecimentos!

O BJJ Fanatics pode te ajudar a ir além do conhecimento básico e evoluir dentro do Jiu Jitsu...

Em nosso site, você pode aprender todos os segredos das técnicas utilizadas pelos principais campeões. Neste site você encontrará cursos em PORTUGUÊS, com atletas como Rodolfo Vieira, Bernardo Faria, Cláudio Calasans e Leandro Lo!

Não deixe de conferir em nosso conteúdo com os principais ajustes, detalhes e pegadas que levaram esses atletas a se tornarem os melhores do mundo!

 

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

 MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos