X Close
Your Cart
Keep Shopping
Quero Ser Campeão No Jiu Jitsu, Mas Sempre Tem Um Cara Mais Duro Na Minha Categoria

Quero Ser Campeão No Jiu Jitsu, Mas Sempre Tem Um Cara Mais Duro Na Minha Categoria

Pode parecer o destino, ou até mesmo azar, mas sempre que vamos ver a checagem do campeonato encontraremos aquele cara que intitulamos como o “favorito” em nossa categoria. Muitas vezes esse cara nem é isso tudo que você imagina, mas só de ver o nome dele você já gela o seu corpo inteiro...

A maioria dos campeonatos disponibiliza em seu site uma listagem, denominada checagem, nesta lista encontramos o nome de todos os atletas que estão inscritos de acordo com sua respectiva categoria. Faltando poucos dias para o campeonato, são disponibilizadas as chaves do campeonato, é nessa hora que ninguém resiste e certamente irá procurar quem serão seus adversários.

Nas vésperas de um campeonato são muitas coisas envolvidas na cabeça de um atleta, peso, adrenalina, viagem, arrumar malas, concentração etc... etc... e para aumentar ainda mais todo nervosismo saem as chaves da competição! Ao verificar as chaves você saberá exatamente contra quem fará sua a primeira luta e provavelmente quem passará pelo seu caminho até a final.

Hoje em dia, com tanta facilidade de informação, torna-se fácil pesquisar sobre a vida de todo mundo na internet, inclusive de nossos adversários. É inevitável que procuremos alguma informação sobre eles, então, acessamos ao facebook, instagram, you tube, e encontramos algum dado. Diante disso, provavelmente teremos alguma dessas conclusões:

“Caraca tem um campeão brasileiro na minha categoria!”

“Meu Deus, a minha primeira luta categoria é contra um cara que pegou podium no Mundial!”

“Aquele cara leva todo mundo no berimbolo!”

“Aquele cara da Brotherhood treina com o Leandro Lo!”

Esse tipo de conclusão só servirá para te desmotivar e sentir-se derrotado mesmo antes de lutar! Todos os campeonatos em todos os lugares, haverão adversários preparados, afinal o esporte cresce e se profissionaliza a cada dia e ninguém “coloca a cara” em um campeonato sendo um “Zé ninguém”.

Como podemos superar os favoritos?

Primeiramente devemos nos colocar no mesmo patamar que eles, afinal de contas eles terão provavelmente o mesmo peso que nós e certamente a mesma faixa de graduação. Então, esteja ciente que a luta deverá ser dura havendo chances para qualquer um dos dois sair vitorioso.

Quem quer ser campeão não deve escolher adversário. Ser campeão de uma grande competição sem enfrentar adversários duros é quase que impossível! Hoje em dia o Jiu Jitsu está muito desenvolvido em todos os cantos do Brasil, por isso dificilmente encontraremos caminho fácil para sermos campeões.

 "Rodolfo Vieira ainda na faixa marrom desbancou favoritos na seletiva do World Pro de Abu Dhabi e depois alcançou algo ainda maior, sagrando-se campeão absoluto do evento principal que também misturava os atletas das faixas marrom e preta."  

Leia Mais Sobre Rodolfo...

 

E se eu trocar de categoria?

Isso pode ser visto como aquele velho ditado, “correr do espeto para cair na brasa”, não adianta, em todas as categorias terão atletas duros, você deve lutar naquela categoria em que o seu corpo se sente mais á vontade, naquela que você se sente forte e tem a força suficiente para fazer boas lutas. Descer ou subir bruscamente de peso pode prejudicar a sua saúde!

Caso queira realmente ser um vencedor você deverá enfrentar atletas duros e dar seu sangue, inevitavelmente as vezes venceremos e as vezes perderemos, mas é sempre importante estar naquele “bolo” dos mais duros da categoria! Nunca se intimide ao ver um casca grossa na sua categoria, esteja ciente que você está treinado e pronto para vencer qualquer um que cruzar no seu caminho.

Lembre de uma situação que aconteceu no Campeonato Mundial IBJJF deste ano.

“Mahamed Aly, um monstro do Jiu Jitsu, campeão mundial na faixa marrom peso e absoluto, atleta com uma carreira brilhante, estava em uma categoria com outros duríssimos atletas que eram  considerados os favoritos da categoria. Esses atletas eram nada mais nada menos que , Nicholas Meregali campeão da categoria no ano anterior, e o multi campeão Leandro Lo ,que havia perdido a final do ano anterior para Nicholas. Mesmo conhecendo o potencial de Aly, todos apostavam em uma final entre Nicholas e Leandro reeditando a final épica de 2017, porém Mahamed não tomou conhecimento desse favoritismo e caiu pra dentro! Mesmo tendo machucado o pé no dia anterior, ele tratou de fazer uma botinha de esparadrapo e foi pra cima, na semi final desbancou Nicholas em uma vitória linda e durante a final contra Lo quando estava fazendo uma verdadeira guerra Lo se machucou e foi obrigado a conceder o título a Mahamed. Imagina se Mahamed tivesse ficado em casa vendo o currículo de seus adversários e criando rótulos de que eles eram mais vitoriosos do que ele? Certamente estaria derrotado mesmo antes de pisar no tatame. Aly enfrentou o desafio como um campeão e assim fez, foi campeão Mundial em uma das categorias mais difíceis desse ano!”

Conclusão

Quando entramos em uma luta, nossas medalhas estão guardadas em nossa casas, ali dentro devem ser 2 guerreiros duelando em busca da vitória. O respeito e admiração devem existir, mas nunca ninguém deve se intimidar diante de um adversário mais conhecido, famoso ou vitorioso, afinal você está tendo a chance de vencê-lo, então aproveite e caia pra dentro!

 Para você se tornar verdadeiramente um campeão, sua técnica deve estar em dia não é mesmo? Sim! Nessa hora o que irá fazer a diferença é a sua vontade e principalmente seu conhecimento técnico!

O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Dentro de nossa plataforma você encontrará o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como Leonardo SaggioroBernardo FariaCláudio CalasansLeandro Lo, dentre outros nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas em cursos inéditos e totalmente em Português! 

 

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

  

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos