O Que Acontece No Tatame Fica No Tatame! Dentro do Jiu Jitsu, Treino Não Se Comenta!

O Que Acontece No Tatame Fica No Tatame! Dentro do Jiu Jitsu, Treino Não Se Comenta!

Um dos ensinamentos mais importantes que aprendemos no Jiu Jitsu é que ninguém consegue evoluir sozinho. Visto muitas vezes como um esporte individual, o Jiu Jitsu na verdade é um esporte coletivo, pois para desenvolvermos nosso Jiu Jitsu é preciso de um grande volume de treinos com diversas pessoas.

A presença de muitos companheiros de treino não somente te ajuda durante os rolas, mas também no aprendizado de maneira geral, porque dentro da academia deve-se sempre ajudar os companheiros ensinando aquilo que você sabe de melhor, seja em um ajuste, uma pegada um detalhe ou também uma posição. Afinal de contas cada pessoa se torna especialista em um atributo, um é especialista em meia guarda, o outro em passagem, outro em berimbolo, outro em laçada, etc e etc.

A variedade de estilos dentro de uma academia é fundamental para que você desenvolva seu estilo próprio e por isso não devemos desprezar e nem ter atrito com nossos companheiros dentro do tatame.

Uma das coisas mais feias dentro de uma equipe é aquele cara que se acha o maioral, e vive desprezando sues companheiros, criando atrito e o mais feio, comentando treinos.

A Academia é um local sagrado um local de aprendizado, lá dentro devemos prezar pela amizade, respeito e principalmente pela lealdade. Comentar treinos, as vezes pode parecer uma “brincadeira de mal gosto” mas na realidade é uma das principais formas de termos atrito e desentendimentos dentro da academia.

Se você conseguiu finalizar um cara mais graduado que você, que ganha vários campeonatos, você não estará ganhando as medalhas dele e muito menos pode se considerar melhor do que ele. Dentro da academia devemos nos expor, simular situações de luta e ajustar posições. Ser finalizado ou tomar amasso é a coisa mais natural do mundo.

É muito melhor você tomar amasso do seu amigo na academia, e ver que precisa melhorar algum atributo, do que toma rum amasso no campeonato. Esses amassos nos farão estudar novas posições e  evoluirmos dentro da arte suave.

Dentro da academia, você deve-se arriscar, tentar algo novo, sair da zona de conforto e ajustar posições, isso acarretará em muitas vezes tomar um amasso ou ser finalizado, saiba que isso não tem nada de errado. Nesse caso errado é aquele que te finalizou e só faltou fazer um cartaz dizendo pra todo mundo...

O aprendizado no Jiu Jitsu é construído através de erros e acertos, os companheiros de treinos tem o papel de ser um agente motivador, ensinando, dando dicas e conselhos, nunca menosprezando os companheiros de treino nem causando atritos entre eles.

As competições são realizadas em ginásios, e nunca em academias. As academias são os locais de construção de campeões e o ginásio o local da consagração desses campeões! Seja matéria prima para seus amigos serem campeões que você também se tornará um campeão!

Todos os lutadores estão em sua caminhada no aprendizado. Por isso, vamos respeitar e incentivar nossos parceiros de treino, principalmente os faixas brancas. Enquanto alguém mostra uma posição, procure prestar atenção, observar, estudar, pois é importante termos a mente aberta sempre para aprender.

Ajude seus companheiros de treino, aprenda e ensine com eles, finalize e seja finalizado por eles e lembre-se nunca comente treinos com outras pessoas, o que acontece no tatame fica no tatame.

Não seja um falastrão que certamente o Jiu Jitsu vai te dar muitas coisas, mas sem sombra de dúvidas as mais importantes são o conhecimento técnico e as amizades conquistas nos tatames!

O conhecimento ninguém tira, a amizade você pode perder, muitas vezes por besteiras, Por isso, conserve e valorize uma amizade verdadeira e não saia dizendo por aí que finalizou esse ou raspou aquele outro!

Nosso site pode te ajudar a adquirir mais conhecimento técnico no Jiu Jitsu!

O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos online e totalmente em português, com atletas como Eduardo TellesRobson Mau MauMarco BarbosaIrmãos Miyao,  dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores